terça-feira, 3 de abril de 2012

FORMAÇÕES DOS DIAS 28 E 29 DE MARÇO DE 2012

PAUTA DA FORMAÇÃO


AONDE CHEGAR?

  • Na reflexão e estudo referentes ao enriquecimento do processo de aprendizagem. 
  • Na construção e aplicação de atividades práticas nas diversas áreas de conhecimento.


COMO FAZER PARA CHEGAR? O QUE FAZER PARA CHEGAR?
1. Leitura: Navio Negreiro – Castro Alves - das 08h30min às 08h45min

2. Conteúdo cultural-cognitivo - das 08h45min às 10h00min
    2.1. Formato dos encontros de 2012 - Portfólios, socialização de experiências e diário de bordo.
    2.2. Análise de livros didáticos.
    2.3. A discriminação étnico-racial: reflexões sobre o assunto.

3. Intervalodas 10h00min às 10h30min

4. Conteúdo pedagógico-didático - das 10h30min às 11h30min
    4.1 Oficina sobre brincadeiras indígenas.

5. Avaliaçãodas 11h30min às 12h00min
    Avaliação do encontro.


VÍDEOS












BRINCADEIRAS












FOTOS


























sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FORMAÇÕES EM NOVEMBRO

18 DE NOVEMBRO
Nesse dia foi trabalhado o tema Musica na Educação Infantil. Primeiramente foi feito um estudo baseado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Em seguida, foram realizadas atividades práticas, com um tempo para palavra aberta e avaliação.

Abaixo seguem os CD recomendados durante a formãção.








08 DE NOVEMBRO


Visita ao Parque Centenário com atividade de caça ao tesouro.













11 DE NOVEMBRO


Nesse encontro foram feitas algumas reflexões quanto ao desafio e necessidade de construir um currículo de matemática que transcenda o ensino de algoritmos e cálculos mecanizados para possibilitar a inclusão social de estudantes.
Foram feitas considerações quanto ao importante papel do registro nas aulas, tanto pelo professor quanto pelo aluno.
Foram apresentadas possíveis formas de registro nas aulas de matemática, ressaltando a sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, e apoio para avaliação.
Para exemplificar, os estagiários jogaram o “Salute”  e fizeram seus registros na forma de relatórios e desenhos.

















segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Formação dia 19 de outubro de 2011

Pauta da reunião


AONDE CHEGAR?

ü  Na reflexão e estudo referentes ao enriquecimento do processo de aprendizagem e à recuperação de alunos que apresentam defasagem de aprendizagem.
ü  Na construção e aplicação de atividades práticas nas diversas áreas de conhecimento.

COMO FAZER PARA CHEGAR? O QUE FAZER PARA CHEGAR?

1. Leitura: Poesia: O pássaro lapão – Pedro Bandeira – das 08h30min às 08h50min / das 13h30min às 13h50min


2. Conteúdo cultural-cognitivo das 08h50min às 09h30min / das 13h50min às 14h30min
    2.1 Reflexões sobre o trabalho em sala de aula.
           

3. Intervalodas 09h30min às 09h45min / das 14h30min às 14h45min


4.  Aspecto pedagógico-didático das 09h45min às 11h30min / das 14h45min às 16h30min
     4.1 – Plano de ação
4.1.1 - Comanda da atividade.
            4.1.2 - Realização da atividade.
            4.1.3 - Socialização dos resultados e reflexões


5.  Leitura do Diário de Bordo das 11h30 às 11h45min / das 16h30min às 16h45min


6. Avaliaçãodas 11h45min às 12h / das 16h45min às 17h
    6.1 - Escolhas do assunto para próxima reunião
    6.2 - Avaliação do encontro.