terça-feira, 31 de maio de 2011

Formação dia 18 de maio de 2011

A reunião desse dia  iniciou com a leitura do texto "O Leão e seu telhado de sapé" de Gcina Mhlophe.
Em seguida foi feita a devolutiva da avaliação feita no encontro anterior.
O próximo passo foi retomar o conceito de ludicidade discutido no dia 20 de abril e apresentar esse tema sob um olhar histórico e cultural afro-brasileiro, baseando-se na lei 10.630 de 09 de janeiro de 2003 (Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outra providências.)
Após o intervalo, os participantes puderam conhecer e construir o jogo Tsoro Yematatu.
No final do encontro, foram escolhidos os assuntos Língua Portuguesa e Alfabetização para serem tratados no próximo encontro e foi realizada a avaliação da formação desse dia 18 de maio.


NOTAS DADAS À FORMAÇÃO



PONTOS CINTILANTES




PONTOS OPACOS




FOTOS















quinta-feira, 28 de abril de 2011

Formação dia 20 de abril de 2011

A oficina realizada no dia 20 de abril buscou fomentar a reflexão e estudo sobre a utilização de jogos no enriquecimento e recuperação escolar.
Inicialmente foi lido o texto "Cobrança" de Moacir Scliar para despertar o prazer pela leitura. 
Em seguida foi discutido o formato dos encontros de 2011:
1) Estudo com conteúdo cultural-cognitivo.
2) Atividade abordando aspecto pedagógico-didático.
Texto base: Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro de Dermeval Saviani
O momento de estudo com conteúdo cultural-cognitivo teve como referência o livro "Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar" de MACEDO, PETTY e PASSOS.
Já atividade que abordou  o aspecto pedagógico-didático baseou-se no jogo Simétrico, citado no livro "Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano" de SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO. 
No final da reunião foi feita uma atividade de verificação da aprendizagem utilizando o Veritek e a avaliação do encontro, cujo resultado segue abaixo.

  NOTAS DADAS À FORMAÇÃO



PONTOS CINTILANTES


PONTOS OPACOS


SUGESTÕES PARA OS PRÓXIMOS ENCONTROS


 
FOTOS DO ENCONTRO










terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Formação dia 17 de dezembro de 2010


Nesse dia foram realizadas 3 oficinas na forma de circuito:
1- Informática




2 - Leitura






3 - Meio ambiente



Avaliação


Confraternização



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Formação dia 17 de novembro de 2010

Foi proferida uma palestra com a professora Érica, responsável pelo CEDIC da EM José Cury Andere.



Nesse dia os estagiários também elaboraram planos de ação que podem ser acessados no link abaixo:


Formação do dia 13 de outubro

Neste dia foi ministrada uma palestra sobre afetividade e aprendizagem.
Palestrante: profa. Solange Janjardi Briz Llopis
Pedagoga, Psicopedagoga, Docente do Ensino Superior, Coordenadora do curso e da clínica de psicopedagogia da Universidade Braz Cubas, Professora de Psicopedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes.








Formação dia 15 de setembro

Nesse dia foi ministrada uma palestra com o tema "O que é aprendizagem significativa?"
Palestrante: profa. Solange Janjardi Briz Llopis
Pedagoga, Psicopedagoga, Docente do Ensino Superior, Coordenadora do curso e da clínica de psicopedagogia da Universidade Braz Cubas, Professora de Psicopedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes.

Avaliação das formações de julho








Formação 11 de agosto

Após receber orientações didáticas sobre Língua Portuguesa e Matemática, os estagiários fizeram algumas reflexões sobre em grupos sobre o encontro socializando-as.






A capacitação foi muito produtiva, pois resultou em diversas idéias que poderão ser utilizados nos nossos planos de ação. Os conhecimentos adquiridos auxiliarão na nossa abordagem em sala. Visualizamos atividades com possibilidades de serem bem sucedidas ou não, considerando as faixas etárias.
Luciana Ribeiro, Geise Cardoso, Andréa Limy Nakamura.
   

Compreendemos que a forma lúdica de ensinar é mais eficiente, pois prende a atenção do aluno. Assim, o estudante aprende brincando, relaciona teoria à prática e percebe que o conhecimento adquirido na escola é válido para o seu cotidiano.
Denise, Ariane, Bruna, Vanilde e Evelyn.
  

“O mais importante na vida, não é o tempo que passa, mas sim a capacidade que temos de passar por vários obstáculos na vida, mas sempre com a cabeça erguida.”
Olivia, Fernanda, Natasha e Regiane.


 A capacitação foi produtiva, pois aprendemos uma maneira diferente de ensinar tornando a aprendizagem mais eficiente.
As histórias foram interessantes, despertando novas ideias para as aulas que irão acontecer nos próximos meses.
Elvis, Stephany, Tamiris, Thaise, Terezinha.
  

Compreendemos que...
...o aluno, através das atividades lúdicas, compreende com uma maior facilidade os conteúdos desenvolvidos pelo professor. O mesmo conteúdo pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias, lembrando que o professor deve sempre ter o cuidado de planejar as atividades adequadamente.

Kátia Izú, Tatiane Vieira, Creusa Maria, Amanda, Juliana, Isabel.


 A respeito da primeira atividade “Eu e minha luneta”, concluímos que esta pode ser aplicada em várias séries. Desta forma ensinamos de forma lúdica os diferentes gêneros de textos, fazendo com que seja despertado na criança o interesse pela prática da leitura.
Observamos que a brincadeira é uma forma prazerosa de aprender.