Pauta da Reunião
1. Leitura: Remédios para o professor e a Educação – das 08h30min às 09h00min
- disponível em www.novaescola.org.br (ABRIL 2008)
2. Devolutiva do encontro anterior – das 09h00min às 09h30min
2.1 Análise dos resultados da avaliação.
2.2 Leitura do diário de bordo.
3. Conteúdo cultural-cognitivo – das 09h30min às 10h20min
3.1 Construção do conceito de número.
3.2 Texto: “As relações preparam o número” – Esther Pillar Grossi
4. Intervalo – das 10h20min às 10h50min
5. Aspecto pedagógico-didático – das 10h50min às 12h10min
5.1 Aplicabilidade dos jogos
5.1.1 Comanda da atividade.
5.1.2 Realização da atividade.
5.1.3 Socialização dos resultados e reflexões.
6. Avaliação – das 12h10min às 12h30min
6.1 Avaliação do encontro.Materiais da Oficina
O QUE FAZER PARA CHEGAR? COMO FAZER PARA CHEGAR?
Abaixo, seguem os modelinhos dos dados e o material alternativo para quem não tem blocos lógicos:
Avaliação
PLANO DE AÇÃO
AONDE CHEGAR?
Matemática: No reconhecimento, na valorização e na construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
I. Formar grupos de 4 ou 5 aluno e fornecer uma caixa com Blocos Lógicos para cada equipe ou utilizar o kit conforme modelo do anexo I.
II. Solicitar que os alunos “espalhem” sobre a mesa os elementos do kit e observem suas características.
III. Pedir para que tomem um elemento qualquer e experimentem caracterizá-lo, isto é, encontrar uma descrição que se aplique somente a ele e a nenhum outro elemento da caixa. Questionar: Para caracterizar esse elemento basta indicar a cor? A cor e a forma? O que mais precisa ser considerado? Finalmente, quantas propriedades são necessárias para caracterizar o elemento?
IV. Solicitar que organizem em pilhas os elementos do kit segundo o atributo cor. Questionar: Quantas pilhas vocês obtêm? Que outros critérios podem ser adotados para classificar as peças do kit e organizá-los em pilhas como fizeram com a cor? Quantas pilhas vocês obtêm?
V. Entregar os dados com os atributos para os alunos e pedir para que joguem os quatro dados. Questionar: Quantos elementos apresentam as quatro características que aparecem na face de cima dos dados?
VI. Solicitar que joguem um dado. Quantos elementos possuem a característica determinada por ele?
VII. Pedir para que experimentem todos os casos possíveis de lançamento de um só dado.
VIII. Pedir para que joguem dois dados somente. Perguntar: Quantos elementos possuem as características da face superior dos dados?
IX. Pedir para que joguem os outros dois dados. Questionar: O número de blocos que possuem essas características é o mesmo da tarefa anterior?
X. Pedir para que joguem três dados. Perguntar: Quantos elementos possuem as características da face superior dos dados?
XI. Propor os seguintes jogos:
JOGO 1
Jogar os quatro dados. Quem conseguir identificar primeiro a peça que contenha os quatro atributos deve pegá-la e guardá-la. No final quem tiver mais peças ganha.
JOGO 2
Um integrante da equipe escolhe uma das peças (sem que os colegas vejam) e anota (ou desenha) suas características. Os outros integrantes da equipe tentam descobrir qual foi a peça escolhida fazendo perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Exemplos: A peça é grande? A peça é azul?
Abaixo, seguem os modelinhos dos dados e o material alternativo para quem não tem blocos lógicos:
Fotos
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